Existem cerca de 50 presos políticos mapuche detidos em diferentes prisões dentro de Wallmapu, estando para ser aplicada, para 36 deles, a leientiterrorista, e para outros 7 uma dupla (justiça militar e ministério plúblico). des do dia 12 de julho, 21 mapuches forma presos em Temuco, Concepcion e Valdivia, provenientes das áreas, em conflito, de Arauco e Cautin.
COMUNICADO PÚBLICO:
Ao nosso povo, nação Mapuche, aos meios de comunicação chilenos e independentes e a toda omunicade chilena e internacional informamos o seguinte:
Kiñe:Hoj, segunda feira, 19 de julho, na cidade de Santiago, reunimo-nos para dar total apoio e expressar o nosso respeito peloas nossos Weichafes (guerreiros), que desde a passada segunda feira, 12 de julho, se encontram em greve de fome, nas prisões de Temuco e Concepcion.
Epu: Desafiamos o estado chileno a dar resposta às petições que os nossos Peñi e o nosso povo têm realizado: fim à aplicação da lei antiterrorista e a justiça militar nos casos mapuche e desmilitarização de nosso território.
Kvla: Responsabilizamos desde já o estado chileno por quaisquer consequências que possam sofrer nossos irmãos, durante essa greve de fome, que ja dura uma semana, e que ja provocou a redução de peso e aumento da pressão nos nossos Peñi.
Meli: Fazemos um apelo a toda a nossa gente para mobilizarem-se e estarem atentos a estes acontecimentos e à saúde de nossos Weichafes, assim como aos irmãos mapuche para continuarem aprestar apoio ao nosso povo, saudando a solidariedade, já demonstrada à comunidade e organismos internacionais, para que se solidarizem e tomem medidas de pressão pale libertação imediata de todos os nossos irmãos, que se encontram hoje nas prisões do estado chileno. Por uma pronta e justa resposta à grava de fome levada a cabo por nosso Peñi.
Pelo fim da aplicação da lei antiterrorista e
justiça militar ao Povo Mapuche!
Pela desmilitarização de todo o nosso Wallmapu
(território Mapuche)!
Pelo fim dos fustigamentos nas comunidades
mobilizadas!
Pela liberdade de todos os presos políticos
Mapuche!
Pela nossa autonomia e luta pela nossa terra!
Marri Chi Weu!
Mapuches
mobilizados em Santiago.
Santiago,
segunda-feira, 19 de julho de 2010.
Para ver a lista de presos em greve de fome ecesse:
http://liberaciontotal.entodaspartes.net/archives/10130#more-10130